Introdução


Pensando nos usuários do Maxpro ERP que têm a necessidade de realizar backup do sistema com uma determinada frequência e também em pessoas que precisam armazenar arquivos em nuvem mas não sabem como, este tutorial foi desenvolvido com o intuito de ensinar um passo a passo de como realizar o armazenamento automático dos arquivos em nuvem no Google Drive.     


Cada vez mais entramos na onda do armazenamento em nuvem, com direito a backup instantâneo de informações e facilidades diversas que deixam nossa vida mais rápida e conectada.


A computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e muito mais – pela Internet (“a nuvem”).


Se você quiser saber mais sobre Computação em Nuvem, CLIQUE AQUI e veja uma matéria da Microsoft que nós selecionamos para você.


Existem diversos serviços que fazem essa ponte entre o armazenamento no seu aparelho e a nuvem, mas nós escolhemos o Google Drive para utilizar como exemplo neste tutorial, pelo fato de ser um dos mais utilizados, sendo que ele já vem instalado nos Androids e nos Chromebooks e pode também ser instalado em computadores que rodam o sistema operacional Windows e alem de tudo ele oferece um espaço de armazenamento de 15gb gratuitamente. 


Veja agora um passo a passo de como armazenar os seus arquivos automaticamente em nuvem utilizando o Google Drive.


1.0 - 1º Passo: Para utilizar o serviço do Google Drive, é necessário que você tenha um e-mail da Google.  


1.1 - Abra o seu navegador e acesse o site da Google: www.google.com.br


1.2 - No canto superior direto da tela clique em Fazer Login 



1.3 - Clique em Mais Opções


  

1.4 - Clique em Criar Conta



1.5 - Preencha o formulário com os dados da nova conta e depois clique em Próxima etapa



1.6 - Leia os Termos de Serviço da Google e clique em Concordo



2.0 - Pronto! A sua conta está criada. A partir de agora você tem um email e consequentemente uma conta no Google Drive, na qual você já pode armazenar arquivos em nuvem. 

 

O próximo passo é instalar o Google Drive no computador para que seja possível realizar a sincronização automática dos arquivos entre o seu computador e a nuvem. 


2.1 - Na tela que está aberta clique no atalho no canto superior direito



2.2 - Clique em Drive para acessar o Google Drive



2.3 - Na tela do Google Drive clique em Instalar o Backup e sincronização para Windows   



2.4 - Clique em Fazer o download do Backup e sincronização para baixar o instalador do Google Drive. Após ter baixado o arquivo, abra-o para iniciar a instalação.



2.5 - Após inicializar o instalador, faça o login com o email e a senha criada no início do tutorial. 



2.6 - Atenção! Observe que há três pastas selecionadas: Computador, Documentos e Imagens. Se o seu intuito não for sincronizar estas três pastas, então desmarque-as, pois se não desmarcadas elas serão sincronizadas juntamente com a pasta escolhida, o que se tornará um problema, pois poderão sobrecarregar o Google Drive. 

Após desmarcar as pastas, clique em ESCOLHER PASTA para escolher a pasta do seu computador que será sincronizada com o Google Drive. Ou seja, todos os arquivos da pasta escolhida serão salvos na nuvem. 


2.6 - Ao clicar em ESCOLHER PASTA uma tela se abrirá para que possamos selecionar a pasta que será sincronizada. Neste exemplo, foi selecionada a pasta na qual se localizam os backups do Maxpro ERP. 

Lembrando que é possível escolher qualquer pasta. 


2.6 - Mais uma vez, não se esqueça de desmarcar as opções Computador, Documentos e Imagens.


Se você desejar sincronizar mais alguma pasta, basta clicar novamente em ESCOLHER PASTA, e seleciona-la. 


Após escolher a pasta que será sincronizada com o Google Drive, clique em PRÓXIMA no canto direito inferior para avançar.   



2.6 - Clique em INICIAR para concluir o procedimento.    



Considerações Finais


Este tutorial foi desenvolvido pensando nos usuários do Maxpro ERP mas também pode ser utilizado por outras pessoas que desejam somente sincronizar o seu computador, salvar e fazer backup de arquivos em nuvem.

 

Alem da pasta que foi sincronizada, uma pasta com o nome Google Drive foi criada. A pasta se localiza na pasta do usuário e está totalmente sincronizada, ou seja, todos os arquivos que se localizam dentro dela serão salvos na nuvem do Google Drive.


Foi utilizado o Google Drive como exemplo neste tutorial, mas existem outros serviços com características parecidas que oferecem basicamente o mesmo tipo de serviço de armazenamento em nuvem. Cabe a você escolher qual atenderá melhor as suas necessidades.


Se você quiser saber mais sobre outros serviços de hospedagem em nuvem, CLIQUE AQUI e veja a matéria da Techmundo que nós escolhemos para você.   



Suporte

Caso tenha dúvidas, poderá falar conosco através do Chat Online pelo site: http://maxproerp.com.br/ 

Ou pelos telefones: (77) 3455-2318 | (77) 9 9191-6889 “TIM” | (77) 9 8141-2543 “CLARO”

E-mail: suporte@maxproerp.com.br 

 

Atenciosamente,

Equipe de Suporte do Maxpró ERP
SisMais Tecnologia LTDA
/MaxproERP