Como configurar o Windows 7 para permitir acessos simultâneos (semelhante ao recurso do Windows Server). 


Introdução


Diferente dos sistemas operacionais voltados para servidores, o Windows 7 não permite acesso a mais de uma área de trabalho remota simultaneamente. Isso quer dizer que se um usuário estiver usando um determinado host e outro usuário for conectar neste mesmo host usando acesso remoto do Windows, o usuário que já estava conectado será imediatamente desconectado para que o outro possa conectar.


Isso é um problema porque em ambientes corporativos é comum várias pessoas precisarem acessar uma mesma máquina para diversos fins. Então, uma das soluções é instalar um sistema operacional para servidores (Windows Server) e assim ser possível fazer múltiplos acessos simultâneos. Porém, para algumas empresas, não é viável formatar o computador e instalar um outro sistema operacional, talvez porque o Windows Server necessite de conhecimento técnico em sua instalação, e talvez para os recursos que o usuário utiliza, o Windows 7 atenda bem.


Uma outra opção que é perfeitamente possível, e bem viável, é configurar o próprio Windows 7 para permitir acesso simultâneo. Ensinaremos neste artigo, como configurar o Windows 7 para permitir acessos simultâneos (semelhante ao recurso do Windows Server). Essa configuração também permite que você possa acessar o seu computador usando outro computador com Windows, Linux ou MAC. (Veremos isso no final)


Instalação do Multiterm.exe


O “Multiterm.exe” é um programa que quando instalado no Windows 7, ativa o acesso simultâneo.

Vamos precisar baixar alguns arquivos para que tudo funcione corretamente. Esses arquivos multiterm-x86.exe ou multiterm-x64.exe, escolha o arquivos conforme a arquitetura do máquina que deseja fazer os procedimentos e vamos precisar também de uma atualização do Windows 7, o patch: win7.reg. 


1° Passo


Baixe os arquivos acessando os seguintes links:

Multierm (clique para baixar)


multiterm-x86.exe para Windows 7 32 bits (x86)
multiterm-x64.exe  para Windows 7 64 bits (x64)

Não sabe qual a versão do seu sistema operacional? Veja aqui como descobrir

Patch Win7.Reg (clique para baixa):
win7.reg   


2° Passo


Agora que já temos os arquivos, vamos começar o processo de instalação.

Execute o win7.reg. Ele irá inserir informações no registro do Windows 7 para que o multiterm.exe funcione corretamente. 


O Windows vai pedi para executá-lo como Administrador, clique em Sim.

blob1475776428533.png


Após a confirmação, será exibida outra tela pedindo a confirmação da alteração do registro, clique em Sim novamente.

blob1475776497993.png


3° Passo 


Agora execute Multiterm.exe que você baixou como Administrador (clique com o botão direito do mouse, e depois em “Executar como Administrador”) e uma tela será aberta, nessa tela, clique em patch e em seguida reinicie o computador. 

blob1475776571659.png


4° Passo - Configuração da máquina para acesso remoto


Nesse momento seu computador já está pronto para receber conexões remotas de vários usuários simultaneamente, porém precisamos habilitar o computador para que ele permita que outros computadores acessem remotamente.


Acesse o menu Iniciar, clique o botão direito em Computador e em seguinte clique em Propriedades.

blob1475776663832.png


Na tela que será aberta, clique em Configurações remotas que se encontra na parte direita da tela.

blob1475776703001.png


Na tela que abrir clique na aba “Remoto”, e marque a opção “Permitir conexões de computadores que estejam executando qualquer versão da Área de Trabalho Remota (Menos Seguro)”

blob1475776763885.png


5° Passo 


Caso o usuário deste computador que está configurando não tenha senha é preciso definir uma senha para ele. Pois todo acesso remoto requer um usuário e senha existente neste computador.


Aprenda a modificar/criar a senha do usuário clicando aqui.


Com isso, terminamos o processo de instalação e configuração, agora crie os usuários do Windows para que possam ser acessados remotamente.


Se você ainda não sabe como acessar a área de trabalho remota do Windows, não se preocupe, clique aqui e aprenda.


Exemplo:

Usuário Fulano usa o computador localmente, sem a necessidade de conexão remota, Para o outro usuário acessar o computador ele vai acessar com  outro usuário, como por exemplo o usuário ciclano e se uma terceira pessoa for usar o mesmo computador, ela terá que ter também um usuário.

 

Pronto! Seu computador já está configurado e pronto para receber acesso remoto usando outros computadores na mesma rede ou até de outros locais (caso você tenha um IP Externo).