Toda operação financeira (Entradas e Saídas do Caixa, Vendas, Recebimentos, Pagamentos, etc.) é associada à um Plano de Contas (Categoria de Receita e Despesa).

Plano de Contas, pode ser chamando também de "Grupo de Despesas e Receitas", é muito importante para a organização das suas contas e será responsável por exemplo para mostrar para você os resultados da empresa no final do mês, agrupando toda entrada e saída em uma só página no relatório. Desta forma você conseguirá ter uma visão clara e objetiva de onde está vindo e para onde está indo todo o dinheiro da empresa. Essa consulta é feita através de um relatório chamado DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) ou DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa).


No Maxpró ERP, alguns lançamentos como o de vendas, o “Plano de Contas” será automático, já nos lançamentos de saída (pagamentos de mercadorias, despesas, etc.) você irá informá-los para cada valor lançado, você poderá pesquisar um plano de contas entre as opções disponíveis ou cadastrar um novo se desejar.


Existem dois tipos de plano de contas:

  • Plano de Contas Contábil: Utilizado para apresentar os resultados da empresa para o fisco, este geralmente é feito pelo contador da empresa, não entraremos em detalhes;
  • Plano de Contas Gerencial: Utilizado para fins de entendimento dos dirigentes da empresa, e pode ser personalizado, é este que abordaremos no MAXPRO ERP;


Dentro do MAXPRO ERP, nós temos o Plano de Contas Gerencial divido em 3 níveis:

  • 1° Nível: Tipo - Separa despesa de receitas, são internos do sistema e não podem ser cadastrados ou modificados, geralmente só existem 2 itens neste nível. São:

Ø 01.Receitas

Ø 02.Despesas

  • 2° Nível: Grupo de Plano de Contas - Neste segundo nível, é feito primeiro agrupamento das receitas e das despesas de uma empresa.
    É onde separamos por exemplo, gastos que temos com funcionários das despesas que temos com mercadorias, ou ainda com a limpeza da empresa etc.
    O MAXPRO já possui algumas informações pré-cadastradas, porém, cada empresa pode modificar ou cadastrar um novo plano, de acordo a necessidade.
    Exemplo de um plano Grupo de Plano de Contas (2° Nível):

02.Despesas [1° Nível]

02.01 - IMPOSTOS [2° Nível]
Usado para lançar impostos diversos pagos pela empresa, está no 2° Nível, e dentro deles temos os subgrupos;

02.10 - C.M.V. Custo de Mercadoria de Venda [1° Nível]
Usado para agrupar os pagamentos de mercadorias compradas. 

  • 3° Nível: Subgrupo do Plano de Contas ou apenas "Plano de Contas" -
    Este é o 3° e último nível do plano de contas no MAXPRO, é ele que escolheremos ao lançar um movimento de entrada ou saída no sistema.
    Exemplos:

02.Despesas [1° Nível]

02.01 - IMPOSTOS [2° Nível]
Este plano não pode ser selecionado ao lançar um movimento, somente os derivados dele.

02.01.001 - DARF [3° Nível]*
Todos os DARFs são associados à este plano ao serem lançados no Contas a Pagar

02.01.002 - DAE [3° Nível]
Todos os DAE são associados à este plano ao serem lançados no Contas a Pagar.

02.10 - C.M.V. Custo de Mercadoria de Venda [2° Nível].
Este plano não pode ser selecionado ao lançar um movimento, somente os derivados dele.
Obs: Como os planos abaixo são para compra de mercadoria para revenda, não entram os pagamentos de mercadorias compradas para uso da empresa, aí já seria outro plano do tipo “Investimento”, por exemplo.

02.10.001 - C.M.V BOLETOS [3° Nível]
Este plano é usado para lançar os pagamentos das mercadorias, que são em Boleto.

02.10.002 - C.M.V CHEQUES [3° Nível]
Este é usado para lançar os pagamentos de mercadorias, que são em Cheque.


 

Para visualizar todos os planos de contas cadastrados no Maxpró ERP, acesse o menu “Cadastros > Plano de Contas [Despesas e Receitas]”, e clique na aba “Visualização em Árvore”. Você verá uma imagem semelhante à esta:



Você também pode editar e incluir novos planos de acordo com sua necessidade.


 

Quando você tiver com alguns dias de movimento, lançando despesas e efetuando vendas, ao puxar o relatório de DRE ou DFC, você poderá obter relatórios semelhantes ao abaixo, e poderá saber para onde foi exatamente o dinheiro da sua empresa e o saldo final:



ATENÇÃO: Este assunto é apenas um esboço, que facilita o uso no Maxpró ERP. O termo “Plano de Contas” envolve questões Administrativas e Fiscais, por tanto caso queira saber mais ou tirar suas dúvidas você deverá procurar um profissional Contábil ou de Administração ou em conteúdo de ensino online.


Se deseja ligue pra gente:
(77) 3455-2318  |  (77) 8141-2543 (Claro)  |  (77) 9191-6889 (Tim)

Atenciosamente,
Equipe de Suporte do Maxpró ERP.
SisMais Tecnologia LTDA
 

 

Acompanhe a gente:

Facebook  Twitter 

 Youtube      Google+


Site: www.MaxproERP.com.br