Introdução

Neste manual falaremos sobre a importância de preencher bem o cadastro dos produtos, sobre sua organização por grupo, subgrupo e marca, iremos destacar os campos mais importantes, falar sobre a aba Tributação de Saída, sobre o Histórico de Movimentações que é registrado nos produtos, e sobre o cálculo de preço de venda.

Se você está começando agora a gestão da sua empresa, ou migrando de sistema, uma dica é preencher as informações essenciais como nome, código de barras, preço de custo e preço de venda (para acelerar o início do uso do sistema), mas assim que possível efetue uma revisão cadastral, alimentando as informações da melhor forma possível.

 

 

01 - A importância do cadastro de produtos

 Para que o sistema seja bem utilizado pela empresa, uma das partes mais importantes é o cadastro dos produtos, portanto deverá ser orientado ao cliente que se faça um ajuste nos cadastros dos produtos observando os seguintes pontos:


1.1 - Descrição do Produto: Deve ser bem elaborada, de uma forma que facilite a busca por todos da empresa. Um padrão de cadastro do produto é: [NOME + MARCA + GRAMATURA] Exemplo: [Refrigerante Coca-Cola 2lt].

 Um bom cadastro de produto facilita muito na hora de gerar relatórios e fazer pesquisas dentro do sistema, torna as operações mais ágeis e mais organizadas.

 É de grande importância que o usuário tenha muita atenção com os cadastros no sistema para evitar dados duplicados. 


1.2 - Grupo, Subgrupo e Marca: É de extrema importância a organização em Grupos e Subgrupos e também em Marca. Trabalhando dessa forma se torna possível puxar relatórios de vendas, estoques, etc, com maiores opções de filtros.


1.3 - Aba Tributação de Saída: Onde o cliente irá configurar a tributação do produto passada pelo contador ou obtida pela Nota Fiscal (Recomendamos que o cliente tenha orientação do contador para preenchimento destes campos). Esta parte é importante pois influencia no imposto pago.

 

 

02.  Como Fazer – Passo a Passo


Você pode ler o artigo abaixo ou assistir à este vídeo:




Acessando Cadastros>Produtos>Produtos Cadastros teremos acesso à tela de Cadastro de Produtos.



 

Para realizar um novo cadastro, basta clicar no botão F2|Incluir.



Observe que cada campo da tela está numerado. Veremos as especificações de cada campo de acordo com a sua numeração.



Campos:

01 - Copiar Cadastro: Tem como objetivo fazer uma copia de um cadastro já existente no sistema, acrescentando na descrição o nome [Replicado] entre colchetes, para diferenciar o cadastro original da cópia. Sendo assim, ao copiar um cadastro, basta alterar os dados de acordo com o necessário. Este recurso tem como principal finalidade facilitar o cadastro de um novo produto, que tenha dados parecidos com algum produto já existente.
Como fazer:
 Ao clicar no botão Copiar Cadastro, no campo F5|Consultar basta digitar o nome ou o código para localizar o cadastro a ser copiado.


02 - Código: Identificador único do produto, é preenchido automaticamente pelo sistema.

 

03 - Código de Barras: Deve ser preenchido com o código de barras do produto. Se o produto não possuir código de barras, basta pressionar o botão Enter no teclado, que o código interno do sistema será replicado para preencher o campo.  

 

04: Tipo de Produto: No campo “Tipo de Produto” basta selecionar o tipo de produto que está sendo cadastrado.

Na maioria das vezes o produto será cadastrado para ser vendido, então selecionaremos a opção [VENDA].

Quando o produto for destinado para consumo ou uso próprio da empresa, a opção [CONSUMO] deve ser selecionada.

Quando se estiver cadastrando uma matéria prima para a formação de outro produto, a opção [MATÉRIA-PRIMA] deve ser selecionada.



05 - Data: Será sempre preenchido automaticamente de acordo com a data do computador.

06 - Inativo: Na maioria das vezes não será marcado no ato do cadastro. Normalmente esse campo é selecionado quando um produto sai de linha ou por algum motivo a empresa deixa de comercializá-lo. Pois não é possível excluir um produto se o mesmo tiver algum movimento de compra ou venda.  

 

07 - Nome: Refere-se à descrição do produto. Um padrão de cadastro indicado é: [NOME + MARCA + REFERÊNCIA]. Exemplo: Refrigerante = Nome | Coca-Cola = Marca | 2LT = Referência. Atenção! Recomendamos que o nome do produto seja inserido sempre antes da marca ou referência.



08 - Und
: Refere-se à embalagem do produto. Deve ser preenchido de acordo com a maneira com a qual produto será comercializado. Exemplo: Unidade = UN, caixa = CX, fardo = FD, pacote = PT, peça = PC, etc.

 

09 - Grupo/Setor: Refere-se ao grupo no qual o produto que está sendo cadastrado se encaixa.

Como fazer: Basta clicar no botão [...] do Grupo/Setor e na próxima tela no campo Localizar basta digitar o nome do grupo a ser selecionado.



Se o grupo não estiver cadastrado, basta clicar no botão F2|Cadastrar para fazer um novo cadastro.



Logo após clicar no botão F2|Incluir para fazer um novo.



Na próxima tela, preencha o campo Grupo com o nome do grupo que deseja criar.



Após o preenchimento do nome do grupo, basta clicar em F2|Gravar.



Existe uma outra maneira de inserir um novo Grupo, que é inserindo um ou mais Subgrupos juntamente com o novo Grupo.

Observe que na mesma tela nós temos um campo com o nome Subgrupo. Basta preencher o campo com o subgrupo que deseja inserir, e depois clicar em F2|Gravar. Se desejar inserir mais de um Subgrupo, basta pressionar o botão “Seta para baixo” no teclado do computador, e preencher o novo campo com o novo subgrupo a ser criado, e depois clicar em F2|Gravar.


 

10 - Subgrupo:  Todos os subgrupos se encontram dentro de um grupo. Sendo assim, sempre que for necessário incluir, excluir ou alterar algum subgrupo, será necessário alterar o grupo, e depois fazer a alteração desejada no subgrupo.


Como fazer: Basta clicar no botão [...] do Subgrupo e na próxima tela no campo Localizar basta digitar o nome do grupo a ser selecionado.



Se o grupo não estiver cadastrado, basta clicar no botão F2|Cadastrar para fazer um novo cadastro.



Diferente da criação de um Grupo, para criar um novo subgrupo, é necessário clicar em F3|Alterar. Dessa maneira o subgrupo será incluído dentro do Grupo que foi selecionado no campo nº 09. 



Como fazer: Para criar um novo grupo, se já houver algum subgrupo cadastrado, é necessário clicar no último subgrupo da lista e pressionar o botão “Tecla para baixo” no teclado do computador, e no novo campo que aparecerá, iremos inserir o nome do novo subgrupo. 



Após a inclusão do novo subgrupo, basta clicar em F2|Gravar para concluir o procedimento.



11 - Fornecedor:

Como fazer: Basta clicar no botão [...] do Fornecedor e na próxima tela no campo Localizar basta digitar o nome do grupo a ser selecionado.



Se o grupo não estiver cadastrado, basta clicar no botão F2|Cadastrar para fazer um novo cadastro.



Mais detalhes sobre cadastro de fornecedores, veremos em um tutorial específico. Sendo assim, iremos utilizar o fornecedor teste que já se encontra cadastrado no sistema.



12 - Marca: É fundamental, assim como os campos anteriores.
Como fazer: 
Basta clicar no botão [...] do campo Marca e na próxima tela no campo Localizar, basta digitar o nome da marca a ser selecionada.

 

Se a marca não estiver cadastrada, basta clicar no botão F2|Cadastrar para fazer um novo cadastro.



clique em F2|Incluir... 



preencha o campo Nome...



clicar em F2|Gravar para concluir o procedimento.


 
 
13 - Tamanho: Pode ser preenchido livremente com letras ou números, de acordo a necessidade do cadastro. Por exemplo: P, M, G ou 38, 39, 40.

 

14 - Cor: Assim como o campo TAMANHO, pode ser preenchido livremente de acordo a necessidade do cadastro.

 

Passamos agora para a parte de precificação do produto.
Existe duas formas de precificar o produto: A precificação simples e a avançada. 

Vamos falar primeiramente da precificação simples, que envolve os campos de nº 15, 16 e 17.

 

15 - Custo de Compra Total: Neste campo será informado o preço de custo do produto.


16 - Margem Bruta: Margem bruta em relação ao preço de custo.  

17 - Preço de Compra: Valor do preço de custo somado com a margem bruta.

Exemplo: R$ 3,00 + 50% = R$ 4,00

 

Considerações Finais

Para que o sistema seja bem utilizado pela empresa, uma das partes mais importantes é o cadastro dos produtos, portanto deverá ser feito com bastante atenção e deverá ter o máximo de informações possíveis sobre o produto, facilitando para consultas futuras ou utilização por novos membros da empresa. E ainda o cadastro correto de dos dados como Tributação de Saída irão interferir nos Impostos pagos pela empresa.
Se você está começando agora a gestão da sua empresa, ou migrando de sistema, uma dica é preencher as informações essenciais como nome, código de barras, preço de custo e preço de venda (para acelerar o início do uso do sistema), mas assim que possível efetue uma revisão cadastral, alimentando as informações da melhor forma possível.

 

 

Suporte

Caso tenha dúvidas, poderá falar conosco através do Chat Online pelo site: http://maxproerp.com.br/ 

Ou pelos telefones: (77) 3455-2318 | (77) 9 9191-6889 “TIM” | (77) 9 8141-2543 “CLARO”

E-mail: suporte@maxproerp.com.br 

 

Atenciosamente,

Equipe de Suporte do Maxpró ERP
SisMais Tecnologia LTDA
/MaxproERP